Pesquisar este blog

sábado, 5 de maio de 2012

Hoje: 194 anos do nascimento de Karl Marx


194 anos atrás hoje, em Trier, Alemanha, nasceu uma das maiores figuras da história mundial: o pai ideológico do socialismo científico e do comunismo. Fundador da teoria revolucionária do proletariado mundial, filósofo, historiador, sociólogo, economista, escritor e pensador Karl Marx.
A pouco homens se deve tanto o progresso e o futuro da classe trabalhadora. Ele foi o primeiro a dar uma base científica para o socialismo e, portanto, para o que o movimento proletário.
Foi um revolucionário que dedicou cada pensamento e palavra na luta para a transformação prática do mundo; pioneiro na compreensão dos mecanismos fundamentais que regem o funcionamento da sociedade moderna, cuja obra final foi O Capital.
Suas obras estão entre os mais valiosos tesouros da humanidade, são uma leitura necessária e exigida para todos os revolucionários do mundo.
Junto com seu amigo e companheiro Friedrich Engels, Marx argumentou cientificamente o papel histórico do proletariado e se tornou um grande pensador de seu tempo, uma das mentes mais excepcionais que a humanidade já conheceu.
Karl Marx foi um gigante da teoria e da prática revolucionárias, e, acima de tudo, um revolucionário. Vai viver ao longo dos séculos, e com o seu nome, o seu trabalho", como Engels afirmou em seu túmulo.
Fonte: Granma, 04/05/2012. 

Nenhum comentário: