Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Câmara aprova projeto que anistia candidatos com contas rejeitadas


Imagem: consuladosocial.com.br

Para quem acredita em lisura na política institucional, mais um banho de água fria... e suja.

Texto aprovado pelos deputados anistia candidatos que tiveram suas contas rejeitadas em campanhas eleitorais anteriores.

Publicado em 22/05/2012, às 21h39
Da Agência Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça (22), projeto de lei que anistia candidatos que tiveram suas contas de campanhas eleitorais anteriores rejeitadas pela Justiça Eleitoral. O texto aprovado estabelece novas regras para a expedição da certidão de quitação eleitoral, que é exigida para que uma pessoa possa garantir sua candidatura a um cargo eletivo. O projeto será agora encaminhado à apreciação do Senado Federal.
A proposta muda a interpretação dada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a emissão da certidão de quitação eleitoral. De acordo com o texto, os candidatos deverão apresentar à Justiça Eleitoral a prestação de contas de campanha eleitoral, ainda que as contas sejam desaprovadas. O texto estabelece, ainda, que a decisão que desaprovar as contas sujeitará o candidato unicamente ao pagamento de multa no valor equivalente ao das irregularidades detectadas, acrescida de 10 %.
“É certo que a simples rejeição de contas de campanha eleitoral não pode, por si só e sem outras considerações, conduzir à restrição dos direitos políticos, à falta de outros elementos configuradores de conduta reprovável do ponto de vista moral”, justifica o autor do projeto, deputado Roberto Balestra (PP-GO).
Fonte: Jconline

Nenhum comentário: