Testes para sistema impressionante de integração entre veículos urbanos toma formas em Helsinki
Em uma década, Helsinki, a capital da Finlândia, espera se tornar uma cidade livre de carros. Pelo menos no sentido individual da coisa. Lá, os jovens cidadãos sequer querem saber decomprar um. É esperado que, em dez anos, todas as formas de mobilidade sejam integradas e compartilhadas, sendo assim desnecessário o uso individual do veículo. Parece ficção científica utópica, mas a parada já está bastante palpável.
Isso porque, a partir do ano
que vem, a cidade vai implantar um sistema de “mobilidade por demanda”, que
funciona como uma “rede de compartilhamento de automóveis” totalmente
disponível por um app. Por meio de um smartphone, a pessoa informa até onde
quer ir e o aplicativo arranja o melhor tipo de transporte, além de já fazer o
pagamento por isso. Os caras inventaram o celular com a Nokia (quem descobriu
isso assistindo Transformers toca aqui!) e agora estão realmente levando a
tecnologia portátil ao nível absurdamente grande. Sério.
“Pera ai, cara, eu não entendi
nada disso dai!” Acalmai teus ânimos, amiguinho, a coisa é realmente complexa e
vamos ver as aplicações disso. Segundo o Helsinki Times, esse sistema deverá
ser inteligente o bastante para saber se vai chover ou não e, dessa forma,
indicar se sua rota será feita com um ônibus ou de bicicleta, por exemplo. Se
for viável ainda que o usuário utilize diversos meios de transporte, isso
também será indicado pelo sistema.
Os usuários desse sistemas
poderão pagar por milhas percorridas ou assinar um pacote mensal ilimitado.
Pense nisso como um Bilhete Único, só que no seu celular, englobando
absolutamente todo tipo de transporte disponível para você. Aliás, esse sistema
tem um primo menor já rolando lá no topo do hemisfério: nele, você chama um dos
micro-ônibus elétricos sob trilhos (movidos por computadores que levam umas
nove pessoas) e o sistema te indica a rota mais direta para seu objetivo e
voilà, nada de itinerários absurdos. Tão simples quanto andar de carro, mas
ainda melhor! A taxa, nesse sistema, é um pouco mais cara do que usar o ônibus
normalmente, mas ainda mais barata que um táxi. E se houver mais gente querendo
fazer a mesma rota, a turma toda paga mais barato. Imagina uma coisa dessas no
ônibus para Armênia? Posso dizer que, se essa moda realmente pegasse, que
admirável mundo novo seria!
Esse vídeo (pequenininho,
nossa) mostra um pouco como funcionam os trens/micro-ônibus da cidade
finlandesa:
Fonte: eCycle,
fundamentado nas fontes MNN, Helsinki Times.
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