Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Comissão da Verdade: “conciliação pelo alto?”


Por Caio Toledo
Comissão da Verdade ou da conciliação?
Como seria de se esperar de todo aparelho ideológico das classes dominantes, a grande mídia tem buscado pautar os trabalhos da Comissão da Verdade destacando, por exemplo, a ostensiva defesa da ilegítima tese da "investigação dos atos da esquerda". Por sua vez, a cantilena em torno do chamado "não revanchismo" – que a própria Presidente incorporou em seu discurso (numa clara concessão aos setores militares e civis de direita) – é outro falacioso recurso da reação. A este respeito, caberia lembrar o judicioso esclarecimento de uma colega da USP: A noção de "revanchismo é um absurdo que beira a irracionalidade, mesmo em termos jurídicos. Revanchismo seria querermos prender ilegalmente, torturar, estuprar, matar, degolar, desaparecer com os corpos, extorquir as famílias etc.”.
Acredito que a notícia abaixo vale a pena ser divulgada. Por sua vez, a "foto para a posteridade" expressa bem mais uma tentativa de "conciliação pelo alto"; nela, Sarney e Collor – que jamais tomaram qualquer iniciativa institucional no sentido de apurar os crimes da ditadura – têm um destaque indevido. Só faltou Maluf, presente na plateia, aparecer sorridente na foto!
 Dispensável dizer que, a partir de agora, entidades acadêmicas progressistas e centros de estudos de esquerda deveriam debater o tema e se manifestar publicamente no sentido de impedir que os trabalhos da CV se transformem em mera encenação democrática.

Nenhum comentário: