Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de maio de 2012

“Imagens que machucam”: Quilombo Rio dos Macacos sob fogo da Marinha do Brasil


Bahia, Brasil: Alguém defina Estado de Direito, por favor – violação dos direitos humanos.

Postado em 29 de maio de 2012
Esse conjunto de imagens foi tirado na noite do dia 28 de maio, quando, depois de apelos desesperados, lideranças de movimentos sociais e pessoas solidárias ao Quilombo Rio dos Macacos (Simões Filho BA) se dirigiram pra lá. A Marinha estava fortemente armada no Quilombo como reação à reforma de uma simples casa ameaçada de cair pelo impacto das chuvas que afetam Salvador.  Aqui é o retrato não apenas de um conflito pontual e menor. Trata-se de décadas de violências de toda ordem, que certamente já deixa sequelas irreparáveis na memória daquela comunidade e fere o estado brasileiro, como o sistema colonial escravista feriu. Rio dos Macacos não está isolada, em todos os estados do país, inúmeros conflitos atormentam a população pobre, principalmente negra e indígena. O desafio lançado é circular o constrangimento dessas imagens pelo país e fora dele, com caráter de denúncia e chamar a atenção da sociedade, por que os governos e políticos sabem de tudo o que está acontecendo e são inoperantes e irresponsáveis, apenas a sociedade e sua capacidade de revolta e levante pode mudar o estado das coisas desse mundo perverso.
As chuvas que caíram nas últimas duas semanas derrubaram várias casas no Quilombo. A Marinha proíbe que sejam recuperadas suas estruturas. Por favor, alguém defina Estado de Direito.
A moradora em dia de chuva não dorme… senta-se na beira da cama com suas três filhas e afirma chover mais dentro de casa do que do lado de fora. Reformar as goteiras / cachoeiras, segundo a Marinha do Brasil é crime, por tanto, proibido. Defina Estado de Direito, por favor.
 Acampamento que estava sendo armado para os fuzileiros permanecerem no Quilombo. A defensoria chegou e negociou sua retirada que só aceitou com o compromisso da comunidade não reformar as casas. Os moradores devem então esperar a casa cair por cima deles ou eles devem agora morar nas árvores?
 ‘A nossa honra tem que ser lavada’. Sim, nós também somos Quilombo Rio dos Macacos. Que esse sorriso simbolize nossa vitória.
Violação do Direito Universal de Moradia. Mas nesse caso é uma moradia que nunca foi nem concedida, nem protegida pelo Estado. Essa moradia é sinônimo de resistência, mas tem as fragilidades da escassez de recursos pra construção… a comunidade é impedida de manter seu abrigo de pé: Defina Estado de Direito, por favor.
Como conceber crianças que vivem desde o nascimento com fuzis em seu cotidiano? com o Estado agredindo, violentando e apavorando a existência de sua família por décadas… e se fosse seu filho? Defina Estado de Direito, por favor.
Sem direito a morar, sem direito a plantar, sem direito a estudar, sem direito a ir e vir, sem direito a água e luz, sem direito a cercar sua área para proteger a plantação dos animais soltos… Defina Estado de Direito, por favor.
Fonte: Jornal Ori

Nenhum comentário: