Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de junho de 2012

PIB per capita da Espanha cai abaixo da média europeia após 10 anos


Imagem: exame.abril.com.br
Bruxelas, 20 jun (EFE).- O Produto Interno Bruto (PIB) por habitante da Espanha em 2011 caiu abaixo da média da União Europeia (UE) pela primeira vez desde 2001, até 99%, um ponto a menos que no ano precedente, segundo os dados preliminares divulgados nesta quarta-feira pelo escritório estatístico comunitário, o Eurostat.
Estes resultados confirmam a tendência descendente da Espanha frente a seus sócios europeus, pois o PIB por habitante espanhol foi caindo progressivamente desde 2007, quando alcançou sua cota mais alta, 105% da média comunitária, indicaram à Agência Efe fontes da UE.

O PIB por habitante médio dos 17 Estados que compartilham a moeda única se situou no ano passado oito pontos percentuais acima da média de toda a UE.
Segundo o primeiro cálculo do Eurostat para 2011, a Espanha se mantém no 13º posto da classificação de Estados-membros, atrás da Itália (101% da média comunitária), país que lhe superou no ano passado, embora se mantenha na frente de outros membros da moeda única, como Grécia (82%) e Portugal (77%).
Entre os 27 países da UE, os dados revelam grandes diferenças entre as nações, desde o 274% da média europeia para Luxemburgo, até o 45% da Bulgária.
O Eurostat também divulgou hoje os dados de consumo individual efetivo (CIE), um indicador de bem-estar alternativo que reflete com maior precisão a situação dos lares, segundo o escritório comunitário.
Segundo este indicador, a Espanha se situou em 2011 em 94% da média da UE, um ponto abaixo que no ano precedente e cinco pontos a menos que em 2008.
Assim, a Espanha ficou na 14ª posição da UE quanto ao consumo individual efetivo, empatado com a Grécia e atrás do Chipre (95%). EFE
Fonte: Br.Finance

Nenhum comentário: