Pesquisar este blog

domingo, 10 de junho de 2012

Congresso brasileiro aprova a criação de empresa para desenvolvimento do setor nuclear


O primeiro submarino de propulsão nuclear desenvolvido no Brasil está mais perto de sair do papel. Uma comissão especial da Câmara dos Deputados (Brasília) aprovou o projeto (PL 3538/12) para a criação de empresa pública Amazônia Azul Tecnologias e Defesa (Amazul), estudada desde meados de maio.
Segundo informações oficiais, o objetivo dessa empresa é o desenvolvimento do setor nuclear brasileiro, especialmente naquilo que se relaciona com a construção do submarino de propulsão nuclear brasileiro. A Amazul estará ligada ao Ministério da Defesa Brasileiro. Será criada a partir da divisão da Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron). Assim, os funcionários públicos da Emgepron que trabalham no Programa Nuclear da Marinha serão transferidos para a Amazul. Também serão contratados outros funcionários públicos vinculados ao regime da CLT, porém deverão entrar por concurso público.
Os salários da Amazul serão maiores. O presidente da Frente Parlamentar de Defesa, o deputado Carlos Zarattini, afirma que o Governo correria o risco de perder vários profissionais especializados para a iniciativa privada, caso não fosse criada a Amazul.
O projeto para a criação da Amazul continua na Comissão de Constituição e Justiça, onde se realizará a redação final. Depois disso, irá para votação no plenário da Câmara e, posteriormente, ao Senado.
Fonte: Tecnologia Militar, com informações de Infodefensa.com
Traduzido pelo moderador do Almoço das Horas.

Nenhum comentário: