Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de junho de 2013

A maior onda de privatizações desde a era FHC

Dilma está seguindo os passos de FHC e entregando
 as estatais para grandes capitalistas. (Foto: internet)

O PT capitula sistematicamente diante da direita. Um dos principais setores onde isto acontece é na política econômica


Privatização dos aeroportos, portos, poços de petróleo e hidrelétricas. Estas são algumas das medidas adotadas por Dilma Rousseff no último período. Somente no último mês, foram leiloados 289 blocos de petróleo de onde, segundo estimativas modestas, podem ser extraídos 13,5 bilhões de barris, rendendo algo em torno de R$3 trilhões para os capitalistas. O governo também está entregando os terminais secos da Transpetro (Osbra, Oslapa, Ospar, Tevol). Os terminais secos estão entre os setores mais lucrativos da Petrobras, pois trabalham com processos automáticos e que utilizam muito pouca força de trabalho.

Na saúde, o governo criou há poucos meses a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, entregando hospitais públicos, sobretudo entidades ligadas às Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). A perspectiva é que o próximo passo seja a adoção deste processo privatista nos hospitais federais. 

Além desta entrega direta do patrimônio público, o governo também tem repassado uma quantia cada vez maior de recursos do orçamento público para os capitalistas.

Neste sentido, o governo do PT vem adotando, em linhas gerais, as mesmas medidas da era FHC. Medidas rejeitadas pelos trabalhadores que cada vez mais repudiam a direita e sua política.

Fonte:  Causa Operária

Nenhum comentário: