por Matheus Pichonelli
Dizem que uma mentira repetida
à exaustão se transforma em verdade. Pura mentira. Uma mentira repetida à
exaustão é só uma mentira, que descamba para o clichê, que descamba para o
discurso. E o discurso, quando mal calibrado, é o terreno para legitimar ofensas,
preconceitos, perseguições e exclusões ao longo da História. Nem sempre é
resultado da má fé.
Por estranho que pareça, é na
maioria das vezes fruto da indigência mental – uma indigência mental que assola
as escolas, a imprensa, as tribunas, as mesas de bares, as redes sociais.
Com os anos, a liberdade dos
leitores para se manifestar sobre qualquer assunto e o exercício de moderação
de comentários nos leva a reconhecer um clichê pelo cheiro.
Listamos alguns deles abaixo
com um apelo humanitário: ao replicar, você não está sendo original; está
apenas repetindo uma fórmula pronta sem precisar pensar sobre tema algum. E um
clichê repetido à exaustão, vale lembrar, não é debate. É apenas relincho*.
“Negros tem preconceitos contra eles mesmos”
Tentativa clássica de
terceirizar o próprio racismo, é a frase mais falada das redes sociais durante
o Dia da Consciência Negra. É propagada justamente por quem mais precisa colocar a mão na
consciência em datas como esta: pessoas que nunca tomaram enquadro na rua nem
foram preteridas em entrevistas de emprego sem motivos aparentes. O discurso é
recorrente na boca de quem jamais se questionou por que a maioria da população
brasileira não circula em ambientes frequentados pela elite financeira e
intelectual do País, como universidades, centros culturais, restaurantes, shows
e centros de compra. Tem a sua variação homofóbica aplicada durante a Parada
Gay. O sujeito tende a imaginar que Dia Branco e Dia Hétero são equivalentes
porque ignora os processos históricos de dominação e exclusão de seu próprio
país.
“Não precisamos de consciência preta, parda ou branca. Precisamos
de consciência humana”
Eis uma verdade fatiada que
deixa algumas perguntas no contrapé: o manifestante a exigir direitos iguais
não é gente? O que mais se busca, nessas datas, se não a consciência humana? Ou
ela seria necessária, com ou sem feriado, caso a cor da pele (ou o gênero ou a
sexualidade) não fosse, ainda hoje, fatores de exclusão e agressão?
“Heteros morrem mais do que homossexuais. Portanto, somos mais
vulneráveis”
É o mesmo que medir o volume de
um açude com uma régua escolar. Crimes como homicídio, latrocínio, roubo ou
furto têm causas diversas: rouba-se ou mata-se por uma carteira, por ciúmes,
por fome, por motivo fútil, por futebol, mas não necessariamente por causa da
orientação sexual da vítima. O argumento é utilizado por quem nunca se
perguntou por que ninguém acorda em um belo dia e decide estourar uma barra de
ferro na cabeça de alguém só porque este alguém gosta e anda de mãos dadas com
alguém do sexo oposto. O crime motivado por ódio contra heterossexuais é tão
plausível quanto ser engolido por uma jaguatirica em plena Avenida Paulista.
“Estamos criando uma ditadura gay (ou racial) no Brasil. O que
essas pessoas querem é privilégio”
Frase utilizada por quem jamais
imaginou a seguinte cena: o sujeito acorda, vê na tevê sempre os mesmos
apresentadores, sempre as mesmas pautas, sempre as mesmas gracinhas. No caminho
do trabalho, ouve ofensas de pedestres, motoristas e para constantemente em uma
mesma blitz que em tese serviria para todos. Mostra documento, RG. Ouve risada
às suas costas. Precisa o tempo todo provar que trabalha e paga imposto (além,
é claro, de trabalhar e pagar imposto). Chega ao trabalho e é recebido com
deferência: “oi boneca”; “oi negão”; “veio sem camisa hoje?”. Quando joga
futebol, vê a torcida imitando um macaco, jogando bananas ao campo, ou imitando
gazelas. E engasga toda vez que vira as costas e se descobre alvo de algum
comentário. Um dia diz: “apenas parem”. E ouve como resposta que ele tem
preconceito contra a própria condição ou está em busca de privilégio.
Resultado: precisamos de um novo glossário sobre privilégios.
“A mulher deve se dar o valor”
Repetida tanto por homens como
por mulheres, é a confissão do recalque, em um caso, e da incompetência, no
outro: o homem recorre ao mantra para terceirizar a culpa de não controlar seus
próprios instintos; a mulher, por pura assimilação dos mandamentos do pai, do
marido e dos irmãos. Nos dois casos o interlocutor acredita que, ao não se dar
o valor, a menina assume por sua conta e risco toda e qualquer violência contra
sua pretensão. Para se vestir como quer, andar como quer, dizer e fazer o que
quer com quem bem quiser, ouvirá, na melhor das hipóteses, que não é a moça
certa para casar; na pior, que foi ela quem provocou a agressão.
“Os homens também precisam ser protegidos da violência feminina”
Na Lua, é possível que a
violência entre gêneros seja equivalente. Na Terra, ainda está para aparecer o
homem que apanhou em casa porque foi chamado de gostoso na rua, levou mão na
bunda, ouviu assobios ou ruídos com a língua sem pedir a opinião da mulher.
Também não há relevância estatística para os homens que tiveram os corpos
rasgados e invadidos por grupos de mulheres que dominam as delegacias do País e
minimizam os crimes ao perguntar: “Quem mandou tirar a camisa?”.
“Se ela se deixou ser filmada, é porque quis se exibir”
Verdade. Mas não leva em conta
um detalhe: existe alguém do outro lado da tela, ou da câmera. Este alguém tem
um colchão de conforto a seu favor. Se um dia o vídeo vazar, será carregado nos
braços como comedor. Ela, enquanto isso, vai ser sempre a exibida. A puta. A
idiota que deixou ser flagrada. A vergonha da família. A piada na escola.
Parece uma relação bastante equilibrada, não?
“O humor politicamente correto é sacal”
É a mais pura verdade em um
mundo no qual o politicamente incorreto serve para manter as posições
originais: ricos rindo de pobres, paulistas ridicularizando nordestinos,
brancos ricos fazendo troça de mulatos pobres, machões buscando graça na
vulnerabilidade de gays e mulheres. As provocações são brincadeiras saudáveis à
medida que a plateia não se identifica com elas: a graça de uma piada sobre
português é proporcional à distância do primeiro português daquele salão. Via
de regra, a frase é usada por quem jura se ofender quando chamado de girafa
branca tanto quanto um negro ao ser chamado de macaco. Só não vale perguntar se
o interlocutor já foi chamado de “elemento suspeito”, com tapas e humilhações,
pelo simples fato de ser alto como o artiodátilo.
“Bolsa Família incentiva a vagabundagem. Pegar na enxada e
trabalhar ninguém quer”
Há duas origens para a sentença.
Uma advém da bronca – manifestada, ironicamente, por quem jamais pegou em
enxada – por não se encontrar hoje em dia uma boa empregada doméstica pelo
mesmo preço e a mesma facilidade. A outra origem é da turma do “pegar o jornal
e ler além do horóscopo ninguém quer”; se quisesse, o autor da frase saberia
que o Bolsa Empreiteiro (que também dispensa a enxada) consome muito mais o
orçamento público do que programa de transferência de renda. Ou que a maioria
dos beneficiários de Bolsa Família não só trabalha como é obrigada a vacinar os
filhos, manter a regularidade na escola e atravessar as portas de saída do
programa. Mas a ojeriza sobre números e fatos é a mesma que consagrou a enxada
como símbolo do nojo ao trabalho.
“Na ditadura as coisas funcionavam”
Frase geralmente acolhida por
pacientes com síndrome de Estocolmo. Entre 1964 e 1985, a economia nacional
crescia para poucos, às custas de endividamento externo e da subserviência a
Washington; universalização do ensino e da saúde era piada pronta, ninguém
podia escolher os seus representantes, a imprensa não podia criticar os
generais e a sensação de segurança e honestidade era construída à base da
omissão porque ninguém investigava ninguém. Em todo caso, qualquer desvio
identificado era prontamente ofuscado com receitas de bolo na primeira página
(os bolos eram de fato melhores).
“Você defende direito de presos porque ele não agrediu ninguém da
sua família”
É o sofisma usado geralmente
contra quem defende o uso das leis para que a lei seja garantida. Para o
sujeito, aplicação de penas e encarceramentos são privilégios bancados às
custas dele, o contribuinte. Em sua lógica, o Estado só seria efetivo se
garantisse a sua segurança e instituísse a vingança como base constitucional.
Assim, a eventual agressão contra um integrante de uma família seria compensada
com a agressão a um integrante da família do acusado. O acúmulo de experiência,
aperfeiçoamento de leis e instituições, para ele, é papo de intelectual: bons
eram os tempos dos linchamentos, dos apedrejamentos públicos, da Lei de Talião.
Falta perguntar se o defensor do fuzilamento está disposto a dar a cara à tapa,
ou a tiro, quando o filho dirigir bêbado, atropelar, agredir e violentar a
família de quem, como ele, defende penas mais duras para crimes inafiançáveis.
“A criminalidade só vai diminuir quando tiver pena de morte no
Brasil”
Frase repetida por quem admira
o modelo prisional e o corredor da morte dos EUA, o país mais rico do mundo e
ao mesmo tempo o mais violento entre as nações desenvolvidas. Lá o crime pode
não compensar (em algum lugar compensa?), mas está longe de ser varrido junto
com seus meliantes.
“Político deveria ser tratado por médico cubano”
Tradução: “não gosto de
política nem de cubano”. Pelo raciocínio, todo paciente tratado por cubanos VAI
morrer e todo político que precisa de tratamento médico DEVE morrer. Para o
autor da frase, bons eram os tempos em que, na falta de médico brasileiro,
deixava-se o paciente morrer – ou quando as leis eram criadas não pelo
Legislativo, mas pelo humor de quem governa na canetada.
“Deveriam fazer testes de medicamento em presidiários, não em
animais”
Também conhecida como “não
aprendemos nada com a parábola do Filho Pródigo que tantas vezes rezamos na
catequese”. É citada por quem não aceita tratamento desumano contra os bichos,
mas não liga para o tratamento desumano contra humanos. É repetida também por
quem se imagina livre de todo pecado e das grandes ironias da vida, como um
certo fiscal da prefeitura de São Paulo que um certo dia criticou o direito ao
indulto de presidiários e, no outro, estava preso acusado de participação na
máfia do ISS. É como dizem: teste de laboratório na cela dos outros é refresco.
“Por que você não vai para Cuba?”
Também conhecida como “acabou
meu estoque de argumentos. Estou andando na banguela”.
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