Diferente do Brasil, que agora
começa a importar mais essa data para seu calendário do varejo, o Black Friday
é uma tradição nos EUA. Trata-se do dia seguinte ao dia de ação de graças e o
momento em que as lojas inauguram as vendas de Natal. Filas gigantes,
corre-corre e compras por impulso são cenas que se repetem todos os anos nas
lojas e nos noticiários.
Em meio a tanta falta de
novidade, uma campanha do Black Friday chama atenção. A Patagônia, marca de
roupas voltadas para atividades ao ar livre, lançou o curta-metragem Worn Wear para incentivar seus consumidores a
preservarem as roupas antigas e não comprar nada novo. No site da marca, uma
explicação: “Lançado como um antídoto para o frenesi de compras do Black Friday
e do Cyber Monday, Worn Wear é um convite para celebrar as coisas que você já
possui”.
Durante o Black Friday as 15
unidades da Patagônia farão festas para a exibição do curta. E os clientes
poderão ainda usufruir de um serviço de reparação de suas peças da marca.
Vale acrescentar que a campanha
está ancorada em valores construídos durante 40 anos de história, portanto,
apesar de parecer uma loucura ou um paradoxo, a marca está apenas sendo
coerente.
Fonte: Programa
Da Vinci
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