Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Black Friday: dia de não comprar nada e celebrar as coisas que você já tem

Diferente do Brasil, que agora começa a importar mais essa data para seu calendário do varejo, o Black Friday é uma tradição nos EUA. Trata-se do dia seguinte ao dia de ação de graças e o momento em que as lojas inauguram as vendas de Natal. Filas gigantes, corre-corre e compras por impulso são cenas que se repetem todos os anos nas lojas e nos noticiários.

Em meio a tanta falta de novidade, uma campanha do Black Friday chama atenção. A Patagônia, marca de roupas voltadas para atividades ao ar livre, lançou o curta-metragem  Worn Wear para incentivar seus consumidores a preservarem as roupas antigas e não comprar nada novo. No site da marca, uma explicação: “Lançado como um antídoto para o frenesi de compras do Black Friday e do Cyber Monday, Worn Wear é um convite para celebrar as coisas que você já possui”.

Durante o Black Friday as 15 unidades da Patagônia farão festas para a exibição do curta. E os clientes poderão ainda usufruir de um serviço de reparação de suas peças da marca.

Vale acrescentar que a campanha está ancorada em valores construídos durante 40 anos de história, portanto, apesar de parecer uma loucura ou um paradoxo, a marca está apenas sendo coerente.

Nenhum comentário: