Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de março de 2013

Projeto de Extensão “História e Memória no campo da luta de classes” em dose dupla


Evento convida para duas atividades:

Palestra: “Comunidades tradicionais: memória e oralidade como construção de identidades”


A reconstituição da memória, a valorização e a preservação da identidade das populações tradicionais é algo fundamental no processo de construção da história de um povo. No caso das comunidades negras, esta busca tornou-se mais intensa nos últimos anos, evidenciando o crescente interesse pela autoafirmação e pelo reconhecimento das suas origens enquanto comunidades remanescentes de quilombos. Destarte, essa palestra tem como objetivo discutir a importância da memória para as questões que envolvem comunidades tradicionais, e como esta memória pode se relacionar com o documento escrito. Nessa medida, não interessaria somente o “fato pelo fato”, mas como os fatos vividos pelos antepassados marcaram a população local.
A ministrante convidada, Leila Maria Prates Teixeira Mussi, é Mestre em História – PPGHIS/UNEB; Pesquisadora GEPEECS e professora do Departamento de História da UESB/Vitória da Conquista.

Dia: 22/03/2013
Local: Auditório do Módulo IV (Pedagogia)
Horário: 19:30 horas

Minicurso: “Para pensar a luta de classes: práticas sociais sob a ótica marxista”

Buscando refletir acerca das condições sociopolíticas em que nos encontramos no projeto histórico capitalista, considerando a necessidade de mediar a teoria com a prática social, o Projeto de Extensão “História e Memória no campo da luta de classes”, coordenado pelo GEILC (Grupo de Estudos de Ideologia e Luta de Classes convida para o Minicurso “Para pensar a luta de classes: práticas sociais sob a ótica marxista“ , ministrado pela professora doutora Fátima Moraes Garcia (DFCH/UESB).
O minicurso apresentará conteúdo fundado do Materialismo Histórico e suas categorias analíticas centrais como:  força de trabalho, economia-política, modo de produção da vida material, condição de classe, capitalismo e contradição. Como forma de compreender os aspectos inerentes a substância capitalista na prática social que vivemos será proposta a realização de uma organização teatral onde os personagens irão representar situações identificadas em recortes de revistas, jornais e outras mídias.

Dias: 25 e 26/03/2013
Local: Auditório I do Luisão
Horário: das 14:00 às 17:00 horas

Para ambos os eventos haverá emissão de certificados de participação.

Nenhum comentário: