Pesquisar este blog

sábado, 9 de março de 2013

Ocupações de terra, prédios públicos e marchas marcam Jornada das Mulheres


Este ano, a jornada leva o lema “Mulheres Sem Terra na luta contra o capital e pela soberania dos povos” e mobiliza mais de 10 mil camponesas em todo o país

08/03/2013
da Página do MST

Desde o dia 4 de março, as mulheres camponesas realizam a Jornada de Luta das Mulheres da Via Campesina, quando acontece uma série de atividades em todo o Brasil que relembram o 8 de março.

Este ano, a jornada leva o lema “Mulheres Sem Terra na luta contra o capital e pela soberania dos povos” e tem como objetivo denunciar o capital estrangeiro na agricultura por meio das empresas transnacionais, chamar a atenção da sociedade para o modelo destrutivo do agronegócio ao meio ambiente, a ameaça à soberania alimentar e a vida da população brasileira.

Foram ocupadas terras, empresas de agrotóxicos, prédios públicos e realizadas marchas, atos públicos e trancamento de rodovias em diversos estados do Brasil, ao mobilizar até o momento mais de dez mil mulheres camponesas em todo o país.

As ações fazem enfrentamento contra o retrocesso das conquistas dos trabalhadores e trabalhadoras do campo, em especial a Reforma Agrária.

Nenhum comentário: