Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

A ascensão conservadora em São Paulo


O Coletivo de Estudantes em Defesa da Educação Pública organizou no último dia 28 um debate para discutir a suposta onda conservadora que assola São Paulo atualmente. Os professores André Singer, Ricardo Musse, Vladimir Safatle e Marilena Chauí ampliaram as discussões e mostraram que, na verdade, a estrutura neoliberal vigente é resposta de um processo histórico mais amplo.
Alguns trechos das falas da professora Marilena Chauí:
“O autoritarismo é um fenômeno social. A sociedade brasileira é autoritária. Ela é vertical, hierarquizada, oligárquica. Transforma todas as diferenças em desigualdades e naturaliza as desigualdades. Ela opera com a discriminação e preconceito de classe, religioso, de sexo, professional e racial. Ela é uma sociedade extremamente violenta. E tem a tendência de situar a violência apenas na região da criminalidade e não perceber que é toda a violação física e psíquica que você faz contra a natureza de alguém. (…) É o grau máximo de violência, em que você não reconhece a humanidade do outro”.
“Eu costumo dizer que a cidade de São Paulo é protofagista. É algo sinistro. Está tudo interiorizado, naturalizado e não se percebe mais. Funciona assim porque o mundo é assim, porque os seres humanos são assim, porque a natureza é assim. De manhã tem o sol, de noite tem a lua, e durante o dia tem a classe dominante, a classe média paulistana. Tudo um dado da natureza.”
“A classe média é burra. Ela acha que se ela ficar rica, ela vai ficar burguesa. Esse é o sonho. E ela tem um pesadelo. O pesadelo dela é a proletarização, é se tornar membro da classe trabalhadora. Os programas sociais nos últimos 10 anos no Brasil balançaram a cabeça da classe média, porque ela viu subir, subir e subir gente que ela via de sandália havaiana pertinho da favela. Ela entrou em pânico, porque ela tem o sentimento de que seu espaço foi invadido. Não tem uma nova classe média, mas uma bruta expansão da classe trabalhadora.”

Fonte: Baixo Centro, fonte em que poderão ser acessadas as intervenções dos demais convidados.

Nenhum comentário: