Pesquisar este blog

sábado, 22 de dezembro de 2012

Intelectuais: uma critica marxista aos pós-marxistas


James Petras

O presente artigo aborda os principais itens que o autor considera ser a ideologia dos intelectuais pós-marxistas e crítica do ponto de vista marxista, indicando a contemporaneidade desta última.

Introdução
“O pós-marxismo” se tomou uma postura intelectual em moda com o triunfo do neoliberalismo e o refluxo da classe trabalhadora. O espaço deixado pela esquerda reformista tem sido ocupado em parte pelos políticos e ideólogos capitalistas, tecnocratas e as igrejas tradicionais e fundamentalistas (o Vaticano e as pentecostais). No passado este espaço foi ocupado pelos políticos socialistas, nacionalistas e populistas,  e pelos ativistas da igreja ligados à “teologia da libertação”. A centro-esquerda era muito influente no interior dos regimes políticos (na cúpula) ou das classes populares menos politizadas (na base). O espaço vago da esquerda radical se refere aos intelectuais políticos e aos setores politizados dos sindicatos, dos movimentos sociais urbanos e rurais. É entre essas classes que o conflito entre marxismo e “pós-marxismo” é mais intenso hoje.
Criados e, em muitos casos, subsidiados pelas principais instituições financeiras e agências governamentais promotoras do neoliberalismo, emergiu um grande número de organizações “sociais” cuja ideologia, vinculações e práticas estão em conflito e competição direta com  a teoria e a prática marxistas. Essas organizações, que na maioria dos casos se descrevem como “não- governamentais” ou como “centros independentes de pesquisa”, têm estado ativas na propagação de práticas e ideologias políticas que são compatíveis e complementares à agenda neoliberal dos seus financiadores.
Este ensaio procede à descrição e crítica dos componentes das ideologias delas e, portanto, se dedica a descrever as atividades e não-atividades das mesmas, contrastando-as com as abordagens e os movimentos de base classista. A isto seguir-se-á uma discussão sobre as origens do “pósmarxismo” e sua evolução e futuro em relação ao declínio e possível retorno do marxismo.

Professor do Departamento de Sociologia da Binghamton University, NY, EUA. O artigo: PETRAS, James (1996) Intellectuals: a Marxist critique of Pos-Marxist, mimeo. Tradução: Jair Pinheiro (sociólogo e doutoro em Ciências Sociais pela PUC/SP) e Lúcio  Flávio de Almeida (professor do Depto. de Política da PUC/SP), ambos membros do NEILS.


Para ler o artigo por inteiro, clicar Revista Lutas Sociais - NEILS

Nenhum comentário: