Pesquisar este blog

domingo, 17 de agosto de 2014

RBBA lança novo número discutindo as ditaduras brasileira e argentina

Concepção da capa do novo número da Revista Binacional BRASIL e ARGENTINA:diálogo entre as ciências, ilustrando a DITADURA MILITAR nos dois países.
Pontos da concepção do artista:
SOL E NOITE ESTRELADA
Uma cruz na ausência da luz, fincada na imensa poça vermelha...
Sinal da resistência e do sacrifício de "alguém" que estava contra o sistema...
Gotas de sangue, jorrando nos olhos e no canto da boca das duas nações...
As iniciais NN (na Noche e na Niebla: momentos em que aconteciam as mortes). Código argentino utilizado para identificar "túmulos" de desaparecidos...
A palavra "ORDEM", extraída da bandeira brasileira, elimina "Progresso"... A ordem que "vinha" de cima para prender, torturar, exterminar... Ordem, aqui, é ordenar, mandar, ditar...


A Revista Binacional Brasil-Argentina: diálogo entre as Ciências (RBBA), publicação eletrônica semestral de caráter binacional vinculada aos Programas de Pós-Graduação Memória, Linguagem e Sociedade (PPGMLS/UESB) e Didáctica de las Ciências Experimentales (PPGDCE/UNL), rememora os 50 anos da ditadura civil-militar brasileira (1964-2014). Em se tratando de publicação binacional, a evocação da ditadura cívico-militar argentina (1976) soou quase que naturalmente, não por questão de periodicidade, mas por compor o mesmo cenário histórico latino-americano. Assim, este número foi pensado como um “dueto” envolvendo os dois processos.

Apresentamos aqui o sumário deste novo número, como um convite à sua leitura por completo.

Apresentação

Dictadura terrorista del capital financiero en Argentina (1976-1983). (Ditadura terrorista do capital financeiro na Argentina (1976-1983))
Irma Antognazzi

Ideologia, memória, esquecimento e as ressignificações dos lugares. (Ideología, memoria, olvido y las re-significaciones de los lugares)
Alexandrina Luz Conceição

Rastro de perseguição no DEOPS: trajetória, enquadramento na LSN e resistência de um historiador. (Rastro de persecución en DEOPS: trayectoria, clasificación en LSN y la resistencia de un historiador)
Lucileide Costa Cardoso

Construcción de una cartografía represiva y clausura de agendas en disputa en el Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria (INTA) Argentino (1973-1983). (Construção de um mapeamento repressivo e fechamento de agendas em disputa no Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) argentino (1973-1983)
Cecilia Gárgan

La política universitaria de la “Revolución Argentina”. La Universidad Nacional del Litoral durante el Onganiato. (A política universitária da “Revolução Argentina”. A Universidad Nacional del Litoral durante o Onganiato)
Natalia Vega

La universidad argentina durante la última dictadura: actitudes y trayectorias de los rectores civiles (1976-1983). (A universidade argentina durante a última ditadura: atitudes e trajetórias dos reitores civis (1976-1983))
Laura Graciela Rodríguez

O anticomunismo do General Ferdinando de Carvalho no contexto da abertura política (1977-1978): uma (re) leitura de “Os Sete Matizes do Vermelho”. (El anticomunismo del general Ferdinando de Carvalho en el contexto de apertura política (1977-1978): una (re) lectura de "Los Siete Tonos de Rojo)
Sandra Regina Barbosa da Silva Souza

La Universidad Nacional de Rosario durante la última dictadura militar argentina (1976-1983). Un acercamiento a los conflictos al interior de la Gestión Interventora. (A Universidade Nacional de Rosario durante a ultima ditadura militar argentina (1976-1983). Uma aproximação aos conflitos no interior da gestão interventora)
Laura Luciani

Disciplinamiento, control social y “acción sicológica”en la dictadura argentina. Una mirada a escala local: Rosario, 1976-1981. (Disciplinamento, controle social e “ação psicológica” na ditadura argentina. Um olhar em escala local: Rosário, 1976-1981)
Gabriela Águila

Escritores y dictadura en Argentina: la Revista El Ornitorrinco y el problema de la resistencia cultural (1977-1983). (Escritores e ditadura na Argentina: a Revista El Ornitorrinco e o problema da resistência cultural (1977-1983))
Federico Iglesias

O processo de reorganização nacional argentina durante a ditadura de 1976. (El proceso de reestructuración nacional argentina durante la dictadura de 1976)
Daniela Moura Rocha de Souza

Resenha: Luta armada em Salvador: uma história de resistência ao regime militar no Brasil. (Lucha armada en Salvador: una historia de resistencia al régimen militar en Brasil)
Manoel Reinaldo Silva Rego

 
Revista Binacional Brasil-Argentina
Comissão Editorial: José Rubens Mascarenhas de Almeida (UESB), Lívia Diana Rocha Magalhães (UESB) e Luciano Alonso (UNL).
Diagramação dos Textos: Adriana Santos Sousa (NTE/UESB)
Capa: Arte: Edmilson Santana; Montagem: João Henrique da Silva Pinto (UESB)
Para acessar, clicar RBBA, ano 3, num 1

Chamada para publicação no novo número


A Revista Binacional Brasil/Argentina - Diálogo entre as Ciências (RBBA - ISSN: 2316-1205), , convida pesquisadores e intelectuais diversos que trabalham com o tema da educação para publicação de dossiê (artigos, resenhas, entrevistas...) de sua 6ª edição. O eixo central sob o qual este número versará será "Pedagogias críticas na América Latina: memórias, práticas e embates”. A seleção do tema diz respeito à necessidade de discutir o desenvolvimento das teorias e experiências educacionais contrahegemônicas, bem como realizar a análise crítica das orientações teóricas e políticas dominantes na educação contemporânea. Complementará o número a publicação de artigos diversos, caso para o qual a Revista aceita artigos em fluxo contínuo.

As submissões se encontram abertas até o dia 10 de outubro de 2014, sendo que, para efetuá-las, os trabalhos podem ser encaminhados diretamente ao Site da RBBA e/ou ao e-mail da Revista. As normas para submissão e as diretrizes para os autores, assim como demais informações também poderão ser encontradas no site.

Nenhum comentário: