Pesquisar este blog

sábado, 11 de maio de 2013

Ditadura militar no Brasil: "Mortos eram expostos como troféus", diz ex-servidor do DOI-Codi

Foto: O Globo
O que tem esse Ustra de brilhante? Enquanto na Argentina ex-presidentes já cumprem pena, esse torturador convicto e provado anda à solta (Almoço das Horas).

Em depoimento à Comissão Nacional da Verdade durante esta sexta-feira (10), Marival Chagas Dias do Canto, ex-servidor do DOI-Codi de São Paulo, afirmou que cadáveres de militantes mortos após tortura era exibidos como "troféus" para os agentes dos órgão durante a gestão do ex-coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra.

Foto: www.tsavkko.com.br
"Pelo menos em duas ocasiões eu assisti a isso [exibição dos cadáveres]. Acredito que era praxe. As pessoas importantes que acabavam mortas nas mais diversas circunstâncias eram levadas para lá e expostas à visitação pública no órgão como um troféu", afirmou o ex-servidor.

Marival ainda relatou que alguns corpos expostos tinham "perfurações de balas bem direcionadas na cabeça, nos ouvidos", além de afirmar que o ex-coronel Ustra era "permissivo em relação a essas atitudes".


O ex-servidor foi a primeira testemunha ouvida na audiência que ocorre nesta sexta, em Brasília. Brilhante Ustra foi convocado para depor, mas obteve na Justiça o direito de permanecer calado.
Fonte: Br.notícias

Nenhum comentário: