Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de maio de 2013

39,5% dos brasileiros não possuem conta em banco, diz pesquisa

55 milhões de adultos não têm conta corrente nem poupança. Pesquisa foi divulgada nesta quarta-feira pelo Data Popular.

Os libertos das quadrilhas da especulação financeira (Almoço das Horas).

Cerca de 55 milhões de brasileiros não possuem nem poupança nem conta corrente, mostra pesquisa do Instituto Data Popular que será apresentada nesta quarta-feira (8) no Congresso Consumidor Moderno de Crédito, Cobrança e Meios de Pagamento, em São Paulo.
O número corresponde a 39,5% da população brasileira com 18 anos ou mais.
Segundo a pesquisa, estes 55 milhões de brasileiros sem conta em banco movimentam cerca de R$ 665 bilhões por ano.
“O que surpreende é que por mais que o processo de bancarização tenha crescido, quase 40% da população ainda não possui conta corrente ou poupança, e esse número é ainda maior nas classes mais baixas", diz Renato Meirelles, sócio diretor do Instituto Data Popular.
De acordo com o levantamento, do total de adultos não-bancarizados 11% são de classe alta (cerca de 6 milhões de pessoas), 52% de classe média (29 milhões de pessoas) e 37% de classe baixa (20 milhões de pessoas).
O Instituto lista três razões principais para a não bancarização: a dificuldade de acesso à rede bancária, principalmente para aquelas pessoas que vivem em cidades do interior, com pouca oferta de agências; pessoas que já tiveram contas bancárias, mas que devido a problemas financeiros ficaram endividadas e inadimplentes; e brasileiros que optaram por não ter relacionamento com os bancos, por enxergar neles instituições “exploradoras”.
Norte e Nordeste são as regiões com as maiores proporções de pessoas não bancarizadas. No Nordeste, o percentual de não bancarizados chega a 53% e no Norte é de 50%. No Centro Oeste, 31% dos adultos não possuem conta em banco. No Sudeste e no Sul, o percentual é, respectivamente % e 30%.
Segundo o Data Popular, a maior parte dos não bancarizados é do sexo feminino e com faixa etária entre 25 e 59 anos.
A pesquisa foi realizada em âmbito nacional e foram ouvidos 2006 brasileiros em 53 cidades, entre os meses de fevereiro e março de 2013.
40% dos desempregados têm cartão
A pesquisa mostra também que 62% dos trabalhadores empregados possuem cartão de crédito. Entre os desempregados, o percentual é de 40%.

Segundo Meirelles, boa parte desses desempregados que possuem cartão de crédito é formada por trabalhadores que em passado recente estavam empregados e conseguiam comprovar renda para obtenção de crédito. Também há casos de instituições que utilizam a movimentação bancária como comprovação de renda.
Segundo o estudo, o hábito de parcelar compras é maior entre as pessoas empregadas em comparação com as desempregadas. Enquanto 65% dos trabalhadores afirmam utilizar linhas de financiamento para suas compras sempre que podem, o percentual entre os brasileiros sem trabalho é de 47%.

Fonte: G1

Nenhum comentário: