Pesquisar este blog

domingo, 14 de abril de 2013

Memórias da insubmissão nos sertões do Nordeste brasileiro


O Grupo de Ideologia e Luta de Classes (GEILC) volta à carga com o Projeto de Extensão "História e Memória: historiografia e discurso como manutenção do imperialcapitalismo". Desta vez, promove mesa-redonda intitulada “Bandidos e fanáticos: memórias da insubmissão nos sertões do Nordeste brasileiro”. Para tal, convidou os professores do departamento de História da UESB com reconhecido conhecimento e trajetória de pesquisas sobre o tema, Carlos Tadeu Melo Botelho e Joaquim Antônio Novaes Filho.
Na ocasião, os componentes da Mesa propõe um debate acerca de categorias, conceitos e termos importantes para a configuração da identidade nordestina a partir das memórias sobre o misticismo e o banditismo. Pretendem, ainda, colocar em evidência os usos e abusos desses conceitos nas ciências sociais do século XX. Discutir configurações e usos destes conceitos através do tempo e a contribuição para a visibilidade/dizibilidade do nordeste brasileiro.

A atividade, destinada a qualquer pessoa que queira participar, acontecerá no dia 17 de abril de 2013, às 19:30 horas, no Auditório do Módulo IV (Pedagogia), da UESB campus de Vitória da Conquista.
Certificados de participação serão conferidos. Estejam todos convidados!

Nenhum comentário: