Ademais de cada usuário passar suas informações ao Facebook, este também armazena informações pessoais ligadas à Rede Social não registradas nesta. Dentro das possíveis aplicações desta rede, não se pode excluir a de instrumento de espionagem, tanto política quanto comercial.
Autoridades irlandesas revelaram que a empresa cria perfis com dados mesmo daquelas pessoas que nunca utilizaram seus serviços. Estes dados são coletados por meio de uma variedade de fontes disponíveis na internet como a sincronização dos números de telefone, e-mails, contatos, mensagens instantâneas, chats e outros recursos. Estes "perfis nas sombras" são muito detalhados e incluem itens como crença política, religião, orientação sexual e muito mais. A informação foi revelada depois de uma inspeção em um escritório da rede social para o serviço de proteção dos dados privados da empresa Facebook, que poderá enfrentar uma multa de 100.000 € por violação de privacidade, se a investigação prospera.
Enquanto especialistas temem que os governos de vários países podem aproveitar as informações publicadas - sem o consentimento de um usuário - para espionar, os maiores sistemas de pagamento estão considerando este como um novo negócio. Então, Visa e MasterCard Inc. planejam vender o histórico de compras de clientes feitos com os cartões, o que aumentaria a eficácia da publicidade ad hoc.
Esta inovação pode se tornar uma verdadeira revolução no mundo da publicidade, uma vez que irá integrar as atividades virtuais de pessoas com as suas preferências na vida real.Os criadores deste sistema assegura que darão particular atenção à privacidade. MasterCard promete que o histórico de compras não inclui os nomes e endereços dos clientes. Mas, então surge a questão: como conseguirão os anunciantes saberem quem compra isto ou aquilo?
Fonte: RT
O Anonymous já postou na net, anunciando a data de 05/11/2011 como o dia de uma operação contra o uso do Facebook. Assista aqui.
2 comentários:
Se no dia 05/11 houver um ataque contra o FaceBook, darei mais crédito para o Anonymous.
O alerta sobre a utilização de dados pessoais pelas grandes empresas da interner deve ser de consciência geral, mesmo para aquela minoria que não utiliza as grandes redes sociais como único meio de comunicação na internet.
Talvez essa deva ser a principal função do Hackativismo: denunciar e alertar o que fazem as grandes empresas virtuais com dados de usuários e especulações sobre informações sobre os mesmos, para cambiar com quem tenha interesse em ter acesso para manipulá-los como bem entender.
O hackativismo deve estar do nosso lado e contra tudo isso. Acho que os grandes é que devem temer.
Concordo em grau, gênero e número contigo.
Vamos esperar para ver, mas seria ingênuo demais de nossa parte achar que a classe dominante não tiraria vantagem das redes sociais.
Grato pela leitura,
Administrador.
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