Pesquisar este blog

sábado, 22 de outubro de 2011

América do Sul concorda em reduzir tropas no Haiti

MONTEVIDÉU, Uruguai – As nações sul-americanas com tropas na missão da ONU no Haiti resolveram em 8 de setembro solicitar a redução do efetivo aos níveis anteriores aos do terremoto de janeiro de 2010.
O ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Luis Almagro, anunciou a solicitação após uma reunião com representantes oficiais de nove países sul-americanos participantes da Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti (MINUSTAH).
As forças da ONU foram enviadas pela primeira vez em 2004 para desmobilizar milícias que surgiram quando, após um golpe de estado, o Exército haitiano se desmantelou. Desde então, a MINUSTAH oferece segurança no país, que passou por turbulências políticas e um catastrófico terremoto que, em janeiro de 2010, matou 225.000 pessoas, segundo estimativas.
Almagro disse também que as metas futuras da missão deverão ser consideradas, inclusive “uma estratégia de retirada gradual das tropas.”
Após o terremoto, a MINUSTAH elevou seu efetivo de 9.000 para 12.200 homens. Desse total, 8.700 são militares e 3.500, policiais.
Mais de 40% da força, atualmente sob o comando do Brasil, é composta por países sul-americanos.
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, disse que pode haver uma reestruturação ao fim do mandato da MINUSTAH, em 15 de outubro, quando o Conselho de Segurança da ONU decidirá o futuro da missão.
[AFP, 09/09/2011; EuropaPress (Uruguai), 09/09/2011]
Fonte: Infosurhoy

Nenhum comentário: