Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Guatemala – Condenação de 6.060 anos a militares responsáveis por massacre

Dois de agosto passado, num acontecimento sem precedentes, foram condenados quatro ex-militares do corpo de elite do Exército guatemalteco, o kaibiles, a penas de 6.060 anos de prisão cada um, por serem considerados responsáveis pelo massacre ocorrido entre 6 e 8 de dezembro de 1982, na comunidade de Dos Erres (Departamento de Petén).
KAIBILE: Amáquina de matar guatemalteca 
Em 2009, uma sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) condenou o Estado guatemalteco por crimes de lesa humanidade cometido naquela comunidade. No entanto, apesar da sentença que exigia a captura dos condenados, a Corte de Constitucionalidade de Guatemala não acatou o veredicto e não permitiu a prisão dos implicados no crime, argumentando que as Leis de Reconciliação não haviam permitido a continuidade do processo.
Apesar dos obstáculos, esta foi a primiera vez que foram julgados membros do Kaibiles. Segundo investigações, como também a opinião da CIDH, os kaibiles eram adestrados e treinados através de acessoria de militares estadunidenses. Suas práticas consistiam em matar com requintes de violência, torturar e fazer desaparecer aqueles que se opunham ao regime ditatorial que controlava o país centroamericano.
Para ler a matéria por completo, clicar TURBION

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog, professor!
De vez em sempre caminho por aqui


Daniella

Rubens Mascarenhas disse...

Grato, Dani! Espero ter sempre conteúdo à altura de sua visita.