Pesquisar este blog

sábado, 10 de setembro de 2011

Motins no Cairo: autoridades egípcias registram duas mortes e quase mil feridos




© REUTERS/ Amr Abdallah Dalsh 11:50 10/09/2011

 Cairo, 10 de septiembre, RIA Novosti.
Os choques entre manifestantes e forças de segurança do Egito perto da embaixada de Israel, no Cairo, ocorridos na noite dee ontem causaram duas mortes e deixaram quase mil feridos, informaram hoje fontes do Ministério da Saúde do país árabe. No momento, se tem conhecimento de 988 feridos e 2 mortes, afirmou o portavoz do Ministério.
Na noite de ontem, manifestantes da Praça Tahrir se aproximaram da delegação diplomática de Israel no Cairo e derrubaram o muro levantado recentemente para proteger o corpo diplomático, depois de uma série de tensões entre Egito e Israel provocada por um ataque israelita na fronteira entre ambos, evento que provocou a morte de cinco soldados egipcios em agosto.
O Ministerio de Asuntos Interiores de Egipto declarou estado de alerta e cancelou as férias de todos os seus funcionarios. Por sua vez, o embaixador de Israel en El Cairo, Yitzhak Levanon, e varios funcionarios da Embaixada tomaram a decisão de abandonar o país árabe e regressar a Israel.
Segunda a televisão local, esta madrugada os enfrentamentos recomeçaram próximo à Embaixada israelita na capital egipcia. 
Assista às imagens do evento

Eis que Israel se encaminha à perda de dois importantes aliados: Egito e Turquia. Cada vez mais se isola no mundo. Resta-lhe agora apenas o apoio dos Estados Unidos (que pode vetar o ingresso da Palestina na ONU, através do Conselho de Segurança). No entanto, caso isso ocorra, também ficará como uma posição isolada no mundo.

Nenhum comentário: