Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de março de 2014

No ar novo número da Revista Binacional Brasil-Argentina

Ao lançar o presente número da Revista Binacional Brasil – Argentina: diálogo entre as Ciências (RBBA), ora tornado público, a RBBA, publicação eletrônica semestral de caráter binacional vinculada aos Programas de Pós-Graduação Memória, Linguagem e Sociedade (PPGMLS/UESB) e Didáctica de las Ciências Experimentales (PPGDCE/UNL) apresenta uma obra sui gêneris. Trata-se de um volume que reúne autores de diversos países da América Latina, mais dois europeus. Assim, dá continuidade à difusão da produção científica resultante do diálogo entre diferentes áreas do conhecimento.

Estamos convictos de que os temas transversais que ora compõem a RBBA são prementes para o diálogo entre as ciências que, por sua vez, se beneficiam da História para untar as engrenagens que produzem o conhecimento. Certamente, os temas desse número são instigantes para os leitores da revista e esperamos que sejam, também, proveitosos para aprofundar o saber cientifico.

Sumário

Presentación/Apresentação

La formación en didactica-practica en el profesorado de Matemática en el Uruguay (A Formação em Didática-Prática no professorado de Matemática no Uruguay)

Cristina Ochoviet

Aportes sobre el estado actual de la Educación Matemática en Argentina(Contribuições sobre o estado atual da Educação Matemática na Argentina)

Sara Beatriz Scaglia y Fabiana Kiener


La formación inicial del profesor de Matematicas de Secundária de España (A formação incial do professor de Matemática do Ensino Secundário na España)

Vicenç Font Moll

 
Un ejemplo de Modelización Matemática en la Enseñanza Secundaria: Aceite y Água (Um exemplo de Modelização Matemática no Ensino Fundamental II: Azeite e Água)

José Antonio Cajaraville Pegito
Maria Teresa Fernández Blanco
J. Benito Búa Ares

 

La Matemática en el arte: una visión (A Matemática na arte: uma visão)

Elena Fernandez de Carrera


Investigación actual sobre la Educación en Ciencias en México (Investigação atual sobre la Educação em Ciências no México)

Andoni Garritz
 

El camino de consolidación de la Educación en Ciencias Experimentales en la Argentina: Una vision personal (A trajetória de consolidação da Educação em Ciências Experimentais na Argentina: Uma Visão Pessoal)

Silvia Porro
 

Evaluación de la solidez en el aprendizaje de la Física por invariantes en estudiantes de Ingeniería Química (Avaliação da solidez na aprendizagem da Física por invariantes em estudantes de Engenharia Química

Juan José Llovera González
 
 

Lenguaje natural y léxicos específicos en la comunicación didáctica (Linguagem natural e léxicos específicos na comunicação didática)

Aldo Borese

 

Diálogo sobre a internacionalização de Programas de Pós-Graduação: Uma Experiência envolvendo a Utfpr/Ponta Grossa (Dialogo sobre la internacionalización de Programas de Pos-Grado: Una experiencia involucrando a Utfpr/Ponta Grossa)

Sani de Carvalho Rutz da Silva
Ana Cristina Schirlo
 
Acesse clicando RBBA Vol. 2, Num. 2

Nenhum comentário: