Ao lançar o presente número da
Revista Binacional Brasil – Argentina: diálogo entre as Ciências (RBBA), ora
tornado público, a RBBA, publicação eletrônica semestral de caráter binacional
vinculada aos Programas de Pós-Graduação Memória, Linguagem e Sociedade
(PPGMLS/UESB) e Didáctica de las Ciências Experimentales (PPGDCE/UNL) apresenta
uma obra sui gêneris. Trata-se de um volume que reúne autores de diversos países
da América Latina, mais dois europeus. Assim, dá continuidade à difusão da
produção científica resultante do diálogo entre diferentes áreas do
conhecimento.
Estamos convictos de que os
temas transversais que ora compõem a RBBA são prementes para o diálogo entre as
ciências que, por sua vez, se beneficiam da História para untar as engrenagens
que produzem o conhecimento. Certamente, os temas desse número são instigantes
para os leitores da revista e esperamos que sejam, também, proveitosos para
aprofundar o saber cientifico.
Sumário
Presentación/Apresentação
La
formación en didactica-practica en el profesorado de Matemática en el Uruguay (A
Formação em Didática-Prática no professorado de Matemática no Uruguay)
Cristina Ochoviet
Aportes sobre el estado
actual de la Educación Matemática en Argentina(Contribuições
sobre o estado atual da Educação Matemática na Argentina)
Sara Beatriz Scaglia y
Fabiana Kiener
La formación inicial del
profesor de Matematicas de Secundária de España (A formação
incial do professor de Matemática do Ensino Secundário na España)
Vicenç Font Moll
Un ejemplo de
Modelización Matemática en la Enseñanza Secundaria: Aceite y Água
(Um exemplo de Modelização Matemática no Ensino Fundamental II: Azeite e Água)
José
Antonio Cajaraville Pegito
Maria
Teresa Fernández Blanco
J.
Benito Búa Ares
La
Matemática en el arte: una visión (A Matemática na arte: uma visão)
Elena
Fernandez de Carrera
Investigación
actual sobre la Educación en Ciencias en México (Investigação atual sobre la
Educação em Ciências no México)
Andoni Garritz
El camino de
consolidación de la Educación en Ciencias Experimentales en la Argentina: Una
vision personal (A trajetória de consolidação da Educação em Ciências
Experimentais na Argentina: Uma Visão Pessoal)
Silvia
Porro
Evaluación
de la solidez en el aprendizaje de la Física por invariantes en estudiantes de
Ingeniería Química (Avaliação da solidez na aprendizagem da Física por
invariantes em estudantes de Engenharia Química
Juan José Llovera
González
Lenguaje natural y
léxicos específicos en la comunicación didáctica (Linguagem natural
e léxicos específicos na comunicação didática)
Aldo
Borese
Diálogo
sobre a internacionalização de Programas de Pós-Graduação: Uma Experiência envolvendo
a Utfpr/Ponta Grossa (Dialogo sobre la internacionalización de Programas de
Pos-Grado: Una experiencia involucrando a Utfpr/Ponta Grossa)
Sani
de Carvalho Rutz da Silva
Ana
Cristina Schirlo
Acesse clicando RBBA Vol. 2, Num. 2
Nenhum comentário:
Postar um comentário