Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de março de 2014

FAVELA: ''Não deixe que a pobreza se transforme em paisagem''

De certo modo fomos "aculturados" a cultuar as favelas e comunidades oriundas de ocupações irregulares e precárias, e que fique bem explícito que de nenhum modo tenho o intuito de expressar preconceito para com moradores e comunidades das favelas e ocupações.

A minha intenção é refletir sobre a questão de que a permanência e o aumento de número de favelas e ocupações irregulares ou de risco, só vêm a contribuir aos indícios de que não há igualdade de direitos e logo nos remete o grande problema de segregação social urbana. O fato é que não há distribuição justa de renda, não há a tão proclamada democracia, e como um dragão, o capital imobiliário e especulativo é um grande agravante para o problema de habitação. Não me orgulho nem um pouco da existência de favelas e ocupações precárias. Temos que valorizar sim a cultura e o modo de vida que esses cidadãos levam para sobreviver e fazer da triste realidade um pouco mais "digestiva".

O intuito é você, que neste momento está lendo a minha crítica, esteja ciente de que não podemos nos aculturar com este fato de que essas ocupações serem vistas como parte de nossa realidade e que pra sempre se preservará do mesmo modo. Não me orgulho nenhum pouco quando turistas vão para as favelas das cidades como Rio de Janeiro e fazerem um "tour" dentro da pobreza, desigualdade e segregação, porque é isso o que representa uma favela. É a consequência da má distribuição de renda, da especulação imobiliária, é consequência também da falta de planejamento urbano. É um grande indicador do descaso com os menos favorecidos, é exclusão, é o sinal mais verídico de que estamos divididos em duas grandes classes: os que dormem em seus condomínios e apartamentos e aqueles que ocupam áreas irregulares moram em "casebres amontoados" e quando muito, não tem mais que um simples cobertor debaixo de algum viaduto ou praça pública.

Atemo-nos a falar do personagem da charge: (legenda do balão de fala) "então são essas grandes tais favelas que dizem ser um grande e importante marco cultural na sociedade brasileira?" Será que favelas vão se tornar para sempre símbolo da cultura brasileira? Será que as favelas, símbolos da segregação social/urbana e má distribuição de renda permanecerão sendo cultuada ao invés de ser o motim para críticas ferrenhas ao sistema? Será que poderei sonhar que um dia essas pessoas terão um local planejado, com segurança e todo serviço de infraestrutura que possuem direitos? Será que um dia terão o direito à uma moradia digna, confortável e que não lhe ofereça nenhum risco à vida?
 

Isso soa como um desabafo de quem vos escreve

É permitido o compartilhamento desta publicação e até mesmo a edição da mesma. Sem fins lucrativos e cite a fonte. Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

Nenhum comentário: