Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A falsificação na mídia iniciada pela Al Jazeera sobre a queda de Trípoli

Por Metro Gael
Ultrapassando anteriores falsificações dos mass media, tanto em escala como em descaramento, a encenação da manhã de ontem da Al Jazeera certamente ficará na história como uma das mais cínicas burlas cometidas pelos media corporativos desde as fotos manipuladas de iraquianos a derrubarem a estátua de Saddam Hussein após a invasão estado-unidense de 2003.
Na manhã de 22 de Agosto de 2011, a Al Jazeera divulgou uma reportagem "ao vivo" da Praça Verde em Tripoli, a qual afirmava mostrar a tomada da capital líbia pelas forças rebeldes. Cenas de regozijo e euforia envolviam a repórter da Al Jazeera, Zeina Khodr, quando ela declarou: "A Líbia está nas mãos da oposição".
As imagens foram reproduzidas imediatamente através do complexo da mídia global, com manchetes a trombetearem o "fim do regime Kadafi" e editoriais nos media corporativos do mundo especulando acerca do futuro da Líbia pós Kadafi.
Disseram que os filhos de Kadafi haviam sido presos e mais deserções foram anunciadas. A capital líbia agora estava, disseram-nos, nas mãos das forças rebeldes. Para muitos, parecia um facto consumado.
De facto, as fotos da Al Jazeera da Praça Verde foram uma falsificação elaborada e criminosa. A reportagem foi pré-fabricada num estúdio em Doha, Qatar. Esta informação foi passada à inteligência líbia e o povo líbio já fora advertido acerca da operação psicológica (psyops) qatariana um par de dias antes, na televisão estatal Rayysse.
A falsificação da Al Jazeera tencionava criar a impressão de que Tripol...
Para ler a matéria por inteiro, clicar METRO GAEL

Entenda mais:
'Plaza Verde' de Tripoli tomada por 'rebeldes' es en realidad un estudio cinematografico de Aljazeera en Qatar..!
 

Nenhum comentário: