Kim Jong IL, Líder da Coréia do Norte, aos 69 anos. Sua história foi marcada pela luta contra o imperialismo. |
O líder da República Popular Democrática de Corea (RPDC), Kim Jong Il, morreu no último sábado (17/12/2011) de infarto durante uma viagem de trem, a trabalho, informou a agência de noticias norte-coreana KCNA.
De acordo com um informe, citado pela agência, Kim Jong Il, de 69 anos, durante longo período de tempo recebeu tratamento médico para sua enfermidade cardíaca e vascular cerebral.
A nota indica que foram tomadas todas as medidas possíveis de socorro no momento do infarto, mas foram insuficientes para salvar a vida do líder norte-coreano.
Kim Jong Il nasceu em 16 de fevereiro de 1942 e em 1960 começou a estudar política e economia na Kim Il Sung University, onde se formou quatro anos mais tarde.
Em 1964 começou a trabalhar no Comitê Central do Partido do Trabalho da Coréia e em fevereiro de 1974 se tornou membro do Birô Buró Político do Comitê Central.
Desde outubro de 1980, Kim Jong Il era membro do Presidium do Birô Político, secretário do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coréia e membro da Comissão Militar Central.
Foi eleito deputado à Assembléia Popular Suprema de 1982 a 1998, e entre dezembro de 1992 a abril de 1993, de forma sucessiva, Comandante Supremo do Exército Popular da Coréia, primeiro vice-presidente e mais tarde da Comissão de Defensa Nacional. Em 8 de outubro de 1997, Kim Jong Il foi eleito secretário-general do Partido do Trabalho da Coréia e recebeu o título honorário de Herói da RPDC em 1975 e 1982. Tinha também o título de marechal da RPDC.
A Comissão constituída para organizar os funerais anunciou que o ato central de condolências em memória do líder morto se realizará em Pyongiang no próximo dia 29. Todos os habitantes do país guardarão três minutos de silêncio e as locomotivas e embarcações tocarão simultaneamente as sirenes.
A despedida do féretro de Kim Jong Il, que repousará no Palácio Memorial Kumsusan, se efetuará em 28 de dezembro, e o período de luto se estenderá até o dia seguinte.
De acordo com a Comissão dos funerais, os organismos e empresas de todo o país realizarão atos de condolências.
Com informações da agência Prensa Latina.
Fonte: Minuto Notícias
Para ler um dos últimos escritos seus, clicar AQUI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário