Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Parque Gospel com dinheiro público

Fonte: eutedigo.wordpress.com
O Brasil não é mesmo para principiantes. Num dia se cria um partido que não é de centro, nem de esquerda, nem de direita, um partido político de síndicos de condomínio, que adere a qualquer um. É governista , é oposição, é boquinha. Num outro ditado, para rechear de chavões este texto: farinha pouca, meu pirão primeiro. E, pelo visto, o PSD nasce famélico.
Também neste país que só dá chance ao velhaco cheio de expertise dos seus meandros, afinal o diabo é sábio porque é velho, o governador do Acre, Tião Viana (PT),  quer  construir um Parque Gospel com dinheiro público e numa área que seria destinada à habitação popular. Teria moradia pra 55 mil pessoas (evangélicas? ou potenciais alvos?) e receberia cerca de 5 milhões por ano. A evangelholândia seria uma espécie de complexo esportivo-evangelizador-habitacional, cujo ginásio esportivo custará cerca de R$ 20 milhões dos cofres públicos.
Como se isso não fosse um absurdo em si, que fere qualquer princípio de isonomia e de laicidade do Estado,  que usa dinheiro público (o meu, o seu, o nosso dinheiro, caro leitor) para agradar uma parcela da população, e com isso tentar sobreviver politicamente, Tião Viana teria prometido que  vai "garantir que a sociedade seja regida por leis cristãs".
Assim, numa cartada eleitoreira, Tião Viana rasga a Constituição e os princípios éticos para agradar àqueles que seriam quase da metade da população de Rio Branco (segundo pesquisas da Secretaria de Segurança Pública do Acre). Usar verba pública para estimular uma religião, é, além de compra indireta de voto, uma ante-sala da teocracia no seu universalismo absoluto, como diria Bourdieu. A evangelholândia não admite o contraditório. Tião Viana não admite a esfera pública.
Um atentado desses ao caráter laico do Estado, conseguido depois de muitas guerras e mortes, seria motivo mais que suficiente para decretar o fim da carreira política do governador acreano. Mas o Brasil não é para principiantes, e Viana, num golpe contra as leis, conseguiu alavancar a sua moribunda carreira.
Fonte: BrNotícias

Nenhum comentário: