Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Mobilização global em defesa da Mãe Terra


Mobilização em Honduras
A semana de 12 de outubro foi marcada por mobilizações continental e global em defesa da Terra.

Intitulada IV Minga Global por la Madre Tierra um Mutirão de Movimentos Sociais publicou Manifesto assinado por dezenas de entidades e movimentos, reivindicando, entre outras demandas, o pleno exercício dos direitos dos povos indígenas, pronunciando-se contra a imposição das atividades extrativas. No processo foram realizadas manifestações no Equador, Guatemala, Honduras, México e Argentina, entre outras nações.
Na Colômbia, acontece a Minga Territorial em Defesa da Mãe Terra, como de costume no dia 12 de outubro, manifestações em, "defesa da vida, pelos direitos da Mãe Terra, pelo pleno exercício dos direitos dos povos indígenas, contra a imposição das atividades extrativas... pela construção coletiva do Bem Viver".
Na Guatemala, a Waqib ’Kej fez um chamado à resistencia dos povos como única alternativa.
No Chile, a organização Mapuche Meli Wixan Mapu anunciou: “contra el capitalismo colonizador, avanzamos hacia la liberación”.
No Equador, no dia 12 de outubro se realizou o primer encuentro de las organizaciones por la tierra, agua, revolución agraria y pesca artesanal, num processo unitario de construção conjunta de posicionamentos e propostas que buscam alcançar "o ‘Buen Vivir’ no campo e na cidade".
Em Honduras, o movimento camponês apresentou uma proposta de lei de mudança agrária integral no Congresso Nacional da República.
No México também a terra foi tema central das mobilizações pelos 519 años de lucha y resistencia del pueblo.
Em Honduras, o Consejo Cívico de Organizaciones Populares e Indígenas de Honduras – COPINH – manifestou seu repudio ao velho colonialismo pelo saque dos bens da Mãe Terra e o genocidio contra os povos indígenas, como también aos planos atuais de aprofundar a militarização do país.
Também nesta semana (8-16 de outubro) deu-se o início à Semana de Ação contr a Dívida, somando-se aos movimentos contrarios às instituições financeiras internacionais (IFIs), marcada por diversas ações ao redor do mundo, cujo tema central é "Rompamos as cadeias do endividamento". Claro está que soma-se a esse movimento mais geral contra o endividamento o "Occupy Wal Street", dos EUA.
Todas as mencionadas ações fazem parte do Outubro: Mês de Mobilização Global, no qual movimentos sociais de todo o mundo saem às ruas para protestar contra um sistema que se sustenta na opressão dos povos, especialmente das mulheres, e da natureza.

As jornadas de outubro também estão sendo difundidas em áudio através do programa Voz de los Movimientos (66). Na modalidade vídeo, entre outros, os interessados podem acessar à IV Minga Global por la Madre Tierra e à mobilização estadunidense “Occupy Wall Street”: Capitalismo y Politicas Neoliberales. Quem deseja obter ou visualizar fotos das mobilizações no Equador e em Honduras, clicar movilizaciones en Honduras y Ecuador, entre outras.
Mais informações, acessar os diarios www.movimientos.org e www.movimientos.org/madretierra

Nenhum comentário: